CONHEÇA OS SINTOMAS DE DEPRESSÃO

Os sintomas de depressão são fáceis de serem identificados?

Para a constatação da depressão é preciso uma avaliação médica criteriosa, pois vários sinais e sintomas devem estar presentes, por um tempo e intensidade mínimos, que também devem ser avaliados.

O diagnóstico da doença é clinico, ou seja, não é feito a partir de exames complementares, sendo utilizado para isto o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).

O DSM-5 contém várias informações indispensáveis sobre o problema e os sintomas que a pessoa deve apresentar para que de fato possa se afirmar que ela está com depressão.

Quais são os sintomas de depressão?

depressão, sintomas depressão, sintomas de depressão, quais os sintomas da depressão, estresse ,sintomas da depressão, depressão nervosa
Sintomas da Depressão

Critérios diagnósticos,  estabelecidos pelo DSM-5:

A pessoa precisa apresentar cinco ou mais sintomas, durante o período mínimo de 2 semanas, que representem uma mudança em relação ao funcionamento anterior.

Um dos 5 sintomas de depressão deve ser: (1) humor deprimido ou (2) perda de interesse ou prazer.

Claro, pode ser ambos.

Abaixo, segue os 9 sintomas que podem surgir na depressão, sendo necessário a presença de pelo menos 5 sintomas, pelo período mínimo de  2 semanas seguidas, que comprometam o funcionamento normal da pessoa, ou seja, que causem prejuízos na vida pessoal, social, profissional.

Todos os sintomas abaixo estão presentes quase todos os dias, ou mesmo diariamente.

1. Humor deprimido, na maior parte do dia.
  2. Acentuada diminuição do interesse e prazer em todas ou quase todas as atividades, na maior parte do dia.
  3. Perda ou ganho significativo de peso sem estar fazendo dieta.
  4. Insônia ou hipersonia.
  5. Agitação ou retardo psicomotor.
  6. Fadiga ou perda de energia.
  7. Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropiada.
  8. Capacidade diminuída para pensar ou se concentrar, ou indecisão.
  9. Pensamentos recorrentes de morte, ideação suicida recorrente sem um plano específico, uma tentativa de suicídio ou um plano específico para cometer suicídio.

Na dúvida, procure ajuda!

A avaliação sobre os sintomas de depressão não é tão simples, pois é preciso critério e conhecimento.

A depressão é um transtorno que pode se tornar grave e crônico, necessitando de tratamento médico correto, além de outras ajudas.

Assim, caso identifique em você ou em algum familiar sintomas da depressão, busque uma avaliação médica ou leve seu familiar para uma consulta.

A doença causa intenso sofrimento e inúmeros prejuízos, que podem ser evitados e amenizados, com o tratamento e abordagem corretos.

Se necessário, procure ajuda!