Quais são os sintomas de enxaqueca?

O que é enxaqueca com aura?

Está são dúvidas recorrentes entre portadores de cefaleias.

15% da população brasileira apresenta enxaqueca!

Trata-se de uma patologia crônica do cérebro, de origem genética e extremamente incapacitante.

Continue a ler este artigo e descubra quais são os sintomas de enxaqueca.

Sintomas de Enxaqueca

sintomas de enxaqueca

Os critérios da Sociedade Internacional de Cefaleia, versão beta, para o diagnóstico da enxaqueca são:

• Cefaleia com duração entre 4 a 72 horas.
  • Cefaleia com pelo menos 2 das seguintes características:
  1. Localização unilateral (com o lado da dor variando aleatoriamente entre as crises)
  2. Dor pulsátil
  3. Intensidade de dor moderada ou forte
  4. Agravamento por atividade física de rotina (ex:caminhar, subir escadas).
  • Durante a fase de dor de cabeça, um dos sintomas deve estar presente: náuseas e/ou vômitos, fotofobia (sensibilidade aumentada à luz), fonofobia (sensibilidade aumentada ao som).

A combinação dessas características é necessária para o diagnóstico, mas nem sempre elas estão presentes em cada crise ou em todos os pacientes.

Enxaqueca com Aura

15% dos pacientes migranosos apresentam enxaqueca com aura, que precedem ou acompanham as crises de dor de cabeça.

Na enxaqueca com aura ocorrem alterações neurológicas transitórias no cérebro e/ou tronco encefálico, ocasionando vários sintomas neurológicos.

Os sintomas mais frequentes são as alterações visuais,  chamada aura visual, onde o paciente pode ver pontos luminosos, pontos escuros, perda da acuidade visual, perda da metade do campo visual.

Ocorrem também alterações motoras, tais como dormências, formigamentos, diminuição da força motora em membro superior de um lado ou membros superior e inferior do mesmo lado.

Outros sintomas que surgem são alterações da fala, prejuízos cognitivos e outros.

A aura da enxaqueca dura entre 4 a 60 minutos.

Como Tratar a  Enxaqueca?

Há o tratamento no momento da crise de enxaqueca e o tratamento preventivo da mesma, que é realizado quando há o aumento da frequência ou intensidade das dores de cabeça.

Clique aqui e leia meu artigo sobre o tratamento correto para a enxaqueca.

Para saber mais sobre este tema, lei o artigo: Enxaqueca? Saiba como Identificar, Tratar Corretamente e Adquirir Qualidade de Vida!

Compartilhe este artigo e ajude a divulgar estas informações sobre este importante tema, a fim de que outras pessoas sejam beneficiadas.