TRISTEZA OU DEPRESSÃO? CONHEÇA A EXATA DIFERENÇA!

Tempo de leitura: 5 minutos

Será que estou com tristeza ou depressão?

Esta é uma pergunta que muitas pessoas se fazem.

A tristeza é um sentimento humano comum a todos.
Uma criança sabe o que é tristeza, ela já se sentiu triste em algumas situações, mesmo que passageiras.

Ao longo de nossa vida, sentimos muitos momentos mais ou menos tristes.

É uma reação normal e esperada frente a determinados problemas e contrariedades, sobretudo aos mais difíceis ou desafiadores para nós.

Um exemplo comum é a tristeza com a morte de uma pessoa muito próxima.

Nos dois primeiros meses após isto, o sentimento de tristeza é normal e considerado luto.

Após este período, em geral, as pessoas vão melhorando.

Da mesma maneira, quando há o rompimento de um relacionamento, ocorre também uma perda.

Se importante, há o período de tristeza e luto.

TRISTEZA OU DEPRESSÃO?

Tristeza ou depressão, esta é uma dúvida bastante comum quando a pessoa não está se sentindo bem.

Há muitos que, quando estão tristes, falam que estão deprimidos.

É frequente ouvir isto, principalmente quando a tristeza é mais intensa e prolongada.

Neste caso, de fato a tristeza é um sinal de alerta.

Contudo, tristeza não é depressão!

Tristeza é um estado emocional normal e depressão é uma doença.

Na depressão há uma tristeza diária, que persiste na maior parte do tempo e por pelo menos 15 dias seguidos.

E em crianças e adolescentes pode ocorrer irritabilidade.

Mas, além disto, a pessoa apresenta um conjunto de sintomas e alterações comportamentais que caracterizam a doença.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COMIGO?

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Talvez você esteja se sentindo triste diariamente, com aquela sensação de dor no peito.

Talvez você esteja chorando com muito mais frequência, principalmente quando a angústia aperta.

Talvez você esteja desanimada, sem motivação.

Tem deixado de fazer as coisas?

Está difícil o contato com as pessoas?

Anda pessimista?

Estes são sinais de alerta, pois você pode estar com depressão!

Caso você não esteja bem, identifique os problemas causadores e as soluções para os mesmos.

Evite piora e instalação de um quadro depressivo.

IDENTIFICANDO A DEPRESSÃO.

Para que uma pessoa seja diagnostica com depressão, é necessário que ela apresente pelo menos 1 dos 2 sintomas abaixo:

  1. Humor deprimido a maior parte do dia, quase todos os dias, por pelo menos 2 semanas seguidas.
  2. Acentuada diminuição do interesse ou prazer, em todas ou quase todas as atividades diárias, na maior parte do dia, quase todos os dias, por pelo menos 2 semanas seguidas.

Também precisa apresentar pelo menos 3 ou 4 sintomas abaixo:

  1. Fadiga ou perda de energia, quase todos os dias.
  2. Perda ou ganho de peso.
  3. Insônia ou hipersonia.
  4. Agitação ou lentidão psicomotora (pessoa mais agitada ou lenta).
  5. Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva.
  6. Capacidade diminuída de pensar ou concentrar-se.
  7. Pensamentos de morte, ideação suicida, tentativa de suicídio.

Outros sintomas que podem surgir:

  • Pensamentos e sentimentos negativos.
  • Cefaleias.
  • Dores no corpo.
  • Angústia.
  • Ansiedade
  • Irritabilidade.
  • Sentimento de solidão.
  • Isolamento social.

Assim, com as informações acima, podemos saber melhor se há tristeza ou depressão.

Mas estas informações não substituem a consulta e avaliação do médico!

COMO EU QUERO ME SENTIR MELHOR!

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Todos nós temos sonhos.

Ter uma família, um bom relacionamento, filhos, realização profissional.

Ter alegria e entusiasmo pela vida.

Provavelmente, quem está triste ou deprimido,  deseje muito obter alívio desta dor e voltar a ser a pessoa que era antes.

BUSQUE AJUDA!

Caso você perceba que pode estar com depressão, busque o tratamento médico.

As orientações deste post não substituem a avaliação médica!

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25 DICAS PODEROSAS PARA SUPERAR A DEPRESSÃO!

  1. Tratamento médico e psicológico.
  2. Aceitação e enfrentamento do problema.
  3. Real decisão de mudar sua vida.
  4. Libertação de ideias de culpa e inferioridade.
  5. Prece.
  6. Meditação.
  7. Atividade física.
  8. Continuar fazendo suas atividades, mesmo que com esforço.
  9. Evitar ficar deitado, durante o dia, em quarto escuro.
  10. Autoconhecimento e identificação das causas profundas do problema.
  11. Trabalhar pela conquista de seus sonhos e objetivos.
  12. Contemplar o belo, a natureza.
  13. Fazer coisas que goste.
  14. Leituras edificantes.
  15. Não se isolar por completo. Estar ao lado de pessoas que você ame.
  16. Gratidão pela vida e por suas conquistas.
  17. Fazer o bem para outras pessoas.
  18. Perdoar.
  19. Ter esperança, acreditar que o amanhã será melhor.
  20. Evitar queixas e lamentações.
  21. Não se colocar na posição de vítima.
  22. Não culpar as outras pessoas pelo seu problema.
  23. Assumir total responsabilidade pela sua melhora.
  24. Paciência, resignação, resiliência.
  25. Entrar em ação para implementar, gradativamente, todas estas estratégias, que são uma nova mentalidade ou maneira de ver a vida.

SER FELIZ É UMA DECISÃO!

derrote a depressão

 

Sonhe grandes sonhos! Imagine que você não possui limitações e então descida o que é melhor para você, antes de decidir o que é possível.

Quando adquirimos o conhecimento do problema que nos aflige, vamos em busca das soluções eficazes.

Não deixe de procurar um médico para avaliação e tratamento, caso seja necessário.

Ser feliz não significa que você não tenha dores e problemas, significa que você decidiu ser mais forte do que eles!

Nos momentos de decisão que o nosso destino é traçado!

Tome a sua decisão agora e encontre toda a ajuda possível para superar a tristeza ou depressão e ser feliz!

Ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas usar as lágrimas para irrigar a sabedoria, as crises para repensar a nossa história e as perdas para escrevermos os capítulos mais importantes de nossa vida quando o mundo desaba sobre nós.

Augusto Cury.

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